Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Delfins

27 set, 2006 • Rita Curvelo

A banda da Baía de Cascais!

Delfins
Delfins

A banda de Cascais formou-se em 1981, mas só a partir de 1986 é que os Delfins ganharam maior visibilidade, com as entradas de Jorge Quadros e Rui Fadigas.
Em 1987 lançaram o primeiro álbum, “Libertação”, que incluía uma versão da “Canção do Engate” de António Variações. Seguiu-se “U Outro Lado Existe”, um disco de combate, que trouxe os sons da “Bandeira”, “1 Lugar ao Sol” e “1 Só Céu”. Em 1990 “Desalinhados” revelou temas de grande sucesso como “A Marcha dos Desalinhados”, “À Beira do Fim”, “No Meu Quarto” e “Nasce Selvagem”.
Os Delfins tiveram, ainda, tempo para descobrir “O Caminho da Felicidade”, onde se destacou o tema “Sou como um Rio”, e para “Saber Amar”. Também descobriram a sétima arte: em 1996 foram responsáveis pela banda sonora do filme "Adeus Pai", de Luís Filipe Rocha.
"Azul" saiu em 1998 com a particularidade de ter sido gravado em castelhano. O ano de 1999 marcou a estreia a solo dos dois membros mais influentes e populares da banda: Miguel Ângelo e Fernando Cunha. Os dois, juntamente com outros músicos, colaboraram no projecto "Resistência".
"Babilónia" foi o álbum editado em 2002 e, em 2005, “De corpo e alma” deu-nos a conhecer a sonoridade acústica do grupo da Baía de Cascais que continou a "dar que ouvir" com "Delfins" (2007) e "A Solidão do Sonhador e Outros Voos do Grande Urso Branco" (2008).