Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Gloria Gaynor

30 jul, 2009

Há três décadas a sobreviver!

Gloria Gaynor

Foi em 1979, mais precisamente a 10 de Março, que foi lançada uma das mais famosas músicas do disco sound. Aos primeiros acordes, não há quem não a reconheça… e quem não cante e dance ao som de “I Will Survive”, o ex libris de Gloria Gaynor.
Nascida com o nome de Gloria Fowles, foi no início dos anos 70 que adoptou o nome Gaynor. Foi também nesta década que a sua carreira cresceu, sendo uma das primeiras artistas a lançar um disco já a pensar no público das discotecas.
O álbum “Never Can Say Goodbye”, editado em 1975, não tinha pausas entre as músicas, ao melhor estilo dos DJ’s actuais. As músicas seguiam num ritmo contínuo, sem quebras, para que ninguém abrandasse na pista de dança! No mesmo ano, Gloria Gaynor editou, também, “Experience”, um disco que já não registou o mesmo impacto junto do público.
Seguiram-se outros álbuns, que a crítica considerou apenas bons, até que, em 1979, a cantora americana deu a conhecer o seu sexto disco. Chama-se “Love Track” e dele faz parte o quase mítico tema “I Will Survive” que rapidamente se tornou um hino da emancipação feminina. Além disso, “I Will Survive” recebeu o primeiro e único Grammy na categoria disco, em 1980. Esta categoria deixou depois de existir!
Já nos anos 80, “I Am Gloria Gaynor” voltou a colocar a cantora nos tops graças ao single “I Am What I Am”. Na década seguinte, continuou a marcar pontos no mundo da música: de temas mais espirituais ao pop, Gloria Gaynor vai, no entanto, sempre ficar ligar à era disco… e é aí que ela vai continuar a sobreviver!