Emissão Renascença | Ouvir Online

Falar de Reggae é falar de Bob Marley

06 fev, 2015

Robert Nesta Marley ou Bob Marley, como ficou conhecido, é o mais famoso músico de reggae de todos os tempos. E faria hoje 70 anos se fosse vivo.

O cantor, guitarrista e compositor jamaicano foi, também, um inovador na forma como divulgou a religião através de suas músicas, tendo sido, inclusive, apelidado de Charles Wesley dos “rastafaris”.

Falar de Reggae é falar de Bob Marley
Bob Marley

Quando começou a dar os primeiros passos no mundo da música, Marley optou pelo ska mas cedo passaria a cantar e tocar o reggae, na altura ainda muito embrionário. Foi no início dos anos 70 que a sua carreira começou a ganhar forma, graças aos trabalhos que produziu com Lee Perry. O Reggae depressa chegou aos Estados Unidos e à Europa.


“Burnin”, editado em 1973, revelou temas como "Get Up, Stand Up" ou "I Shot The Sheriff". Já o disco “Natty Dread”, que incluiu o grande êxito "No Woman, No Cry" (verdadeiro hino do Reggae), lançado em 1975, projectaria Marley internacionalmente.
“Rastaman Vibration”, um álbum de reggae raiz lançado em 1976, deu a conhecer sucessos como "Positive Vibration","Roots, Rock, Reggae", "Crazy Baldhead", "War" e "Jah Live".


Bob Marley deixou a Jamaica no final de 1976 e estabeleceu-se em Inglaterra onde gravou o álbum "Exodus". A Revista Times considerou “Exodus” o “Álbum do Século” e, na verdade, as faixas "Three Little Birds" e "One Love / People Get Ready" obtiveram um enorme êxito em todo o mundo.
"Kayab" deu voz aos singles “Rebel Music", "War/No More Trouble" e "Is This Love". “Babylon by Bus” saiu em 1978 seguido de "Survival", um disco que incluiu os temas "Africa Unite", "So Much Trouble In The World", "Zimbabwe" e "Wake Up And Live".


"Uprising" data de 1980 e dá-nos a conhecer o mega êxito “Could You Be Loved". “Chances Are”, "Reggae On Broadway" e “Confrontation”, com o seu "Buffalo Soldier", foram os trabalhos que lhe sucederam.
Marley acabaria por morrer um ano depois, em Miami, com apenas 36 anos… Morreu jovem demais, mas as suas músicas já atravessaram décadas e gerações permanecendo bem vivas nos dias de hoje. As lendas nunca morrem.


Em 2012 o documentário Marley de Kevin Macdonald sobre a vida, a música e o legado de Bob Marley, prestaram-lhe o tributo em imagens. Hoje, pode ouvir de modo especial a sua música na Renascença.


O Paulino Coelho faz-lhe também uma homenagem especial no Contra K desta 6ª-feira, a não perder.