Tempo
|

Rita Guerra

Rita Guerra

08 fev, 2011

Quem diria que já lá vão mais de 25 anos de carreira?

Rita Guerra

Já deu voz a músicas da Disney, encheu salas de espectáculo e subiu aos primeiros lugares dos tops nacionais, tudo isto numa carreira que já leva mais de 28 anos.

Nascida a 22 de Outubro de 1967, Rita Guerra cedo descobriu a sua paixão pela música e, talvez por isso, aos 22 anos conseguiu a proeza de assinar o seu primeiro contrato com uma editora discográfica. Em 1990 lançou o primeiro disco “Pormenores sem a mínima importância”, apadrinhado por Rui Veloso. Em 95 seguiu-se um álbum totalmente cantado em inglês, “Independence day” e em 2000 o seu sucesso aumentou exponencialmente com “Desencontros”, um CD de duetos com o cantor Beto.

Também o Festival Eurovisão da Canção fez parte da carreira da cantora. Em 2002, Rita Guerra representou Portugal no Festival interpretando o tema “Deixa-me sonhar (Só mais uma vez)”.

Nos discos, a cantora apostou numa sonoridade mais étnica em 2001, com o álbum “Da Gama” e em 2005 foi a vez de lançar “Rita”, que esteve nos primeiros lugares do top nacional durante 10 meses.

Para além dos discos, não podemos esquecer um dos grandes momentos na carreira de Rita, as actuações nos espectáculos “As canções do século” (com Lena d’Água e Helena Vieira) e também em “POPera” (com Beto e Helena Vieira).

O ano de 2006 foi, de certeza, marcante na carreira da cantora. Em Março, Rita Guerra realizava o seu primeiro grande espectáculo a solo em 10 anos, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Foi também neste ano que foi convidada pelo cantor Ronan Keating para gravar um dueto.
No ano em que comemora 25 anos de carreira, 2007, Rita lançou o álbum “Sentimento”, seguido de “O melhor de Rita Guerra – Acústico ao vivo”, o primeiro álbum ao vivo da carreira da cantora e que chegou a dupla Platina. Já em 2010 foi a vez de Rita Guerra lançar o disco “Luar”, um trabalho que marca uma nova fase na carreira de Rita Guerra e que teve entrada directa para o primeiro lugar no top nacional de vendas.

Em 2011, Rita estreou-se com um novo conceito em concerto. As “Noites ao piano” foram passadas num cenário intimista, onde a cantora reviveu os seus grandes êxitos e músicas que a inspiraram ao longo da sua carreira. Baseado neste conceito acústico, nesse mesmo ano, Rita Guerra lançou “Retrato”, um álbum com a participação de Laura Li, Paulo de Carvalho, Tim, dos Xutos&Pontapés, entre outros. Já em 2013, Rita fez parceria com o DJ Mastiksoul e com o cantor David Anthony na versão acústica da música “Hurricane”.

Para além dos discos, das actuações ao vivo e das parcerias musicais, a carreira de Rita tem sido também marcada pelos convites para dar voz a versões portuguesas de músicas da Disney, como nos filmes: “Hércules”, “O Príncipe do Egipto”, “Rei Leão”, “A Pequena Sereia” ou “Branca de Neve”. Em 2013 Rita Guerra deu voz a Ishani, personagem do filme da Disney, “Aviões”.

Fique atento à Renascença para saber qual o próximo passo na carreira da cantora.