Emissão Renascença | Ouvir Online

Artista da Semana

The Gift - Há 18 anos em ebulição…

14 set, 2012

Para explodirem de cor e de som num dos seus últimos álbuns: “Explode”, claro!

The Gift - Há 18 anos em ebulição…

A imaginação dos The Gift parece não ter limites. São uma das bandas mais criativas do nosso país e não têm qualquer constrangimento em reinventar-se ciclicamente. A sua carreira parece desenrolar-se como as estações do ano, talvez por isso uma das suas músicas com mais destaque ultimamente dê pelo nome de “Primavera”, uma música que já pode ouvir na Renascença.

Mas “Primavera” é também o nome do último álbum, gravado ao longo de dez dias no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no início de 2012. Um projecto que deu origem à digressão ibérica da banda e que Nuno Gonçalves descreve da seguinte forma:

"Pegar nas melodias que há muito existiam mas que o tempo ou a ausência de tempo as fizeram esperar. Onde colocaria eu o medo de as gravar. O medo antigo de gravar. E o receio da incompreensão. E o medo da pressão. E os medos cresceram. E os medos perderam-se. Perderam-se porque a força que o piano me transmitia, cada vez que o ouvia, acabava com todos os receios, com todas as ausências de cor. A força das duas mãos e do som que elas produzem sobrepunha-se a essa ausência. Primavera sempre foi o nome que unificava as melodias. Primavera sempre aqui esteve. Sobreviveu às noites de chuva, aos dias de calor, às folhas caídas, às folhas em branco, às noites de explosão de cor, aos concertos ao ar livre e aqueles dentro de portas. Sobreviveu ".


Depois de uma grande actuação no Rock in Rio – Lisboa 2012, que a Renascença transmitiu em directo, dia 15 de Setembro o Rio voltou a fazer parte do percurso da banda, mas desta vez com uma actuação na própria Cidade Maravilhosa. Os Gift actuaram no Rio de Janeiro, numa iniciativa do Ano de Portugal no Brasil/Ano do Brasil em Portugal e em destaque estiveram os discos “Explode” e “Primavera”.
Na Renascença a música dos The Gift pode explodir a qualquer altura… é só ficar com o rádio ligado e deixar as mil cores de “Primavera” entrarem no seu dia.