Emissão Renascença | Ouvir Online

Artista da Semana

Stevie Wonder, provavelmente o artista mais sorridente de sempre

13 abr, 2012

Dia 2 de Junho há sorrisos garantidos no Parque da Bela Vista

Stevie Wonder, provavelmente o artista mais sorridente de sempre

De menino prodígio a um dos artistas que mais Grammys recebeu. Esta seria uma maneira de resumir a carreira de Stevie Wonder, se tivéssemos de o fazer numa só frase.

Nascido Steveland Hardaway Judkins (mais tarde mudou o nome para Steveland Morris), Steve começou a cantar ainda em miúdo no coro da sua igreja e aos nove anos já tocava piano, percussão e harmónica. Não era de espantar que muitos o considerassem uma criança prodígio e que mais tarde tenha até lançado um álbum intitulado “The 12 year old genius” (“O génio de 12 anos de idade”).

Foi numa das suas actuações para uns amigos que foi descoberto e conseguiu uma audição com um conhecido produtor da Motown – tinha apenas 11 anos. Percebe-se agora que o seu primeiro nome artístico tenha sido “Little Stevie Wonder”!
Em 1962 gravou os seus dois primeiros álbuns, sendo que um deles era um tributo a uma das suas grandes inspirações: Ray Charles. Este era o início de uma produtiva carreira que teve a sua confirmação absoluta com o álbum “Talking Book”, de 1972. Um álbum onde Stevie pôde, finalmente, mostrar todo o seu potencial desde as músicas mais funk, como “Superstition”, às baladas mais sentimentais, como “You are the sunshine of my life”. Só estas duas músicas valeram-lhe três Grammys!

Começava aqui a longa colecção de prémios Grammy de Stevie Wonder. Até ao momento conta com 25 – é um dos artistas masculinos mais premiados com este prémio (talvez até o único com um número tão elevado). Para além da música, a sua personalidade também já lhe garantiu algumas distinções, em 2009 Wonder foi nomeado Mensageiro da Paz das Nações Unidas.

Conhecido pelo seu sorriso contagioso e pela sua personalidade sempre optimista, Stevie Wonder está mesmo quase a fazer-nos uma visita. Dia 2 de Junho não pode perder o concerto do grande Stevie Wonder no Palco Mundo do Rock in Rio, com o apoio da Renascença, claro!