Emissão Renascença | Ouvir Online

Godspell

Uma história com Jesus, ao som do melhor pop, rock e muito mais

26 fev, 2015

Baseado no Evangelho segundo S. Mateus

Uma história com Jesus, ao som do melhor pop, rock e muito mais

Da Broadway para Portugal, "Godspell" está de regresso ao nosso país 40 anos depois da sua primeira exibição. Depois do sucesso em Lisboa e Aveiro, o espectáculo segue para Setúbal e apresenta-se dias 5, 6 e 7 de Agosto no Forum Municipal Luísa Todi, com apoio Renascença. Uma representação a não perder!

O Carlos Bastos convidou o Bruno Xavier e o Manuel Moreira (que fazem as personagens de Jesus e Judas) e Gimba, que fez a adaptação das músicas para português. Oiça aqui de novo a entrevista!

"Godspell" retrata a vida pública de Jesus, narrada através de uma série de parábolas do Evangelho segundo São Mateus, intercaladas com canções inesquecíveis dos mais variados estilos musicais, desde o pop, ao rock, passando pelo folk, gospel e vaudville, como o célebre “Day by day”. Uma peça que conjuga alegria, tristeza, humor e drama, num espetáculo de ritmo intenso, sempre num clima de grande proximidade aos espetadores.
 
Criado por Stephen Schwartz (vencedor de três Óscares da Academia e quatro Grammys) e John-Michael Tebelack, esta nova versão portuguesa de "Godspell" reúne um grande elenco, com os melhores artistas da nova geração, numa versão mais fresca e renovada da peça que fez um enorme sucesso na Broadway quando se apresentou pela primeira vez em 1971.

A versão portuguesa de "Godspell" tem adaptação, direção e encenação de Matilde Trocado, direção musical de Artur Guimarães, a adaptação das músicas esteve a cargo de Gimba e a Coreografia é de Paula Careto, numa produção da Courtesyland.

Esta é já a segunda vez que "Godspell" é representado em Portugal. A primeira vez foi em 1975, no Teatro Villaret, com a participação de atores tão reconhecidos como Rita Ribeiro, Carlos Quintas, Joel Branco e Vera Mónica.



Informações:
Forum Municipal Luísa Todi, Setúbal, de 5 a 7 Agosto, sempre às 22h
Bilhetes à venda: www.bilheteiraonline.pt; bilheteira do Forum Municipal Luisa Todi; Fnac do Alegro de Setúbal
Duração: 120 min. (c/ intervalo)
Público alvo: M/6
 
 

Facebook:

www.facebook.com/godspellemportugal

Segundo Pedro Madeira Rodrigues, produtor e responsável pela Courtesyland:

Agora que a peça voltou a ser exibida na Broadway, achamos que era a altura ideal para a trazer de novo a Lisboa. É uma peça muito interessante, com uma mensagem muito positiva, que conjuga na perfeição as passagens bíblicas com as músicas e danças contemporâneas. Apesar de já ter sido interpretada por inúmeras companhias internacionais, acreditamos que esta nova versão vai ser um sucesso, não só pelo elenco escolhido, como por toda a equipa técnica que está a trabalhar neste projeto. É um enorme desafio, mas também uma grande satisfação poder partilhá-la com todos os portugueses”.
 

Sobre Matilde Trocado:
Mestre em teatro, com especialização em encenação, pela Escola Superior de Teatro, Matilde Trocado fez também formação de ator com Juan Carlos Corazza em Madrid, formação para Encenação de Musicais na National Operatic of Dramatic Art e vários cursos de Artes Performativas na Stagedoor Manor Performing Arts School e no Broadway Dance Center, em Nova Iorque. Atualmente, dá aulas de Teatro Musical na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e colabora com a Plano 6, como encenadora. O seu trabalho tem sido desenvolvido, sobretudo, na área do teatro musical, com destaque para os projetos “Wojtyla”, do qual foi também autora, “1906” (musical do Sporting) e “O Quadro”.


Sobre Artur Guimarães
:
Com uma enorme experiência em musicais, Artur Guimarães escreveu, orquestrou e dirigiu peças como “Scents of Light”, “Feiticeiro de Oz”, “Aladino”, “Pinóquio”, “Cinderela 21”, “A Ilha do Tesouro”, “Fado – História de um povo”, “From a Distance”, “Indira”, “Zorro”, “Quebra-Nozes no gelo”, “Draculea Experience”, “Branca de Neve no Gelo” e “A Volta ao Mundo em 60 minutos”. Mas não só. Dirigiu “Fame”, “Rent”, “J.C. Superstar”, “La cage aux foles”, “Wojtyla” ou “Tomorrow Morning” e compôs, produziu e interpretou diversos spots, jingles, temas e canções originais para novelas, documentários, filmes de animação e curtas metragens. Em co-produção com a DYGRAFILMS, escreveu a banda sonora do filme “El sueño de una noche de S. Juan”, foi pianista da orquestra da Galiza, diretor musical do filme em Portugal e vencedor do prémio Mestre Mateo 2005, na categoria de melhor banda sonora original. É também a ele que se devem os bailados “Ballet from Oz” e “Cinderella XXI”.

 

Elenco
Bruno Xavier
Manuel Moreira
Mia Rose
Carina Leitão
JP Ferreira
José Lobo
Lia Carvalho
Maria Lalande
Pedro Luzindro
Soraia Tavares

Equipa Artística
Matilde Trocado - DIREÇÃO/ENCENAÇÃO
Artur Guimarães - DIRECÇÃO MUSICAL
Paula Careto - COREOGRAFIA
Pedro Madeira Rodrigues - PRODUÇÃO/ADAPTAÇÃO
Gimba - ADAPTAÇÃO MUSICAS
Diana Castro - CENOGRAFIA
Rita Alvares Pereira - FIGURINOS
Paulo Santos Luz - DESENHO DE LUZ
Jorge Barata- DESENHO DE SOM