Emissão Renascença | Ouvir Online

Artista da Semana

20 anos passaram num instante

24 out, 2014

Está na altura de comemorar

20 anos passaram num instante
Sara Tavares

É inegável que tudo começou com a sua participação no programa “Chuva de Estrelas”, era uma voz que se soltava e que a partir daí ganhou vida própria e um rumo só seu… Partilhado, claro, com os milhares de fãs que desde logo “adoptaram” aquela jovem de ar calmo mas que escondia uma forte determinação.

O primeiro álbum, “Sara Tavares & Shout”, saiu em 1996 e trazia um som ligado ao gospel. Em 1999 era a vez de “Mi Ma Bô” sair para a rua e mostrar uma “sonoridade de fusão afro-pop-soul” que lhe valeu o Disco de Ouro em Portugal.
Um álbum que levou Sara numa viagem por grandes palcos internacionais e que lhe rendeu colaborações com músicos como o brasileiro Ivan Lins.

Mas foi com “Balancê” (2005) que o mundo a descobriu como cantora-compositora, o que se traduziu na aclamação da crítica e na nomeação para os prémios BBC de World Music em 2007.

“Xinti”, em 2009, foi o sucessor e valeu-lhe o prémio de melhor voz feminina no Cabo Verde Music Awards de 2010, e no Africa Festival Award, na Alemanha, em 2012, em reconhecimento da sua carreira. Um álbum que reflecte as suas viagens e o percurso de Sara até ao momento.
Em 2010 a sua digressão foi interrompida por motivos de saúde, mas o regresso não se fez esperar. Acarinhada não só pelos fãs, mas também pela comunidade musical, não lhe faltam grandes parcerias no currículo. Buraka Som Sistema, Nelly Furtado, Ala dos Namorados, Joss Stone são alguns dos nomes com quem já partilhou palcos e músicas, mas também deu voz a um conjunto de espectáculos de homenagem a Cesária Évora.
Entretanto, passaram 20 anos e parece que foi ontem!

Para comemorar junte-se à Renascença e não perca os concertos da cantora no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, dias 30 e 31 de Outubro.