O cacilheiro de Veneza

16 fev, 2013

No programa desta semana "apanhamos" o barco para Veneza com Joana Vasconcelos.

A artista plástica portuguesa fala sobre o projecto que está a criar nos estaleiros do Seixal para apresentar na Bienal italiana.

Vamos também até Madrid, onde decorre a ARCO - a Feira de Arte Contemporânea. Entre as 205 galerias de 30 países, há 11 que são portuguesas.

Por cá, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Metropolitana de Lisboa dão uma nova vida ao clássico "O Lago dos Cisnes", até 3 de Março, no Teatro Camões, em Lisboa.

Na geografia da cultura rumamos a Norte para assistir à peça "A Estalajadeira", no Teatro Nacional de São João, no Porto.

O presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC) e colaborador semanal do "Ensaio Geral", Guilherme d'Oliveira Martins, fala esta semana do trabalho que Joana Vasconcelos vai levar a Veneza e revela outras sugestões. 

A viagem desta semana termina ao som de música tradicional portuguesa. "Cantigas do Baú" é um grupo musical que pega nessa raiz e lhes dá uma nova roupagem.

Na próxima semana o "Ensaio Geral" vai estar na Póvoa de Varzim, nas Correntes d'Escritas, à connversa com os escritores António Mega Ferreira, João Tordo e Hélia Correia.

O “Ensaio Geral” é um programa com edição de Maria João Costa e sonorização de Rui Glória, que pode ouvir na Renascença às sextas-feiras, pelas 23h30, ou a qualquer altura na Internet.