Tempo
|

Festival ao Largo até 25 de Julho

04 jul, 2015

O “Ensaio Geral” dá conta de vários festivais.

Festival ao Largo até 25 de Julho

Porque é tempo de Verão e de andar na rua, neste “Ensaio Geral” apresentamos o cartaz de vários festivais a que poderá assistir. Alguns têm entrada livre.

Se ainda não foi esta noite, poderá amanhã assistir a um dos primeiros espectáculos do “Festival ao Largo”, em Lisboa, à porta do Teatro Nacional de São Carlos. A sétima edição que decorre até 25 de Julho oferece uma programação de música erudita e dança com entrada gratuita.

Ao todo em cartaz há 15 espectáculos. Toda a programação do Festival ao Largo que tem o apoio da Renascença pode ser consultada em  festivalaolargo.pt

A VII edição do Festival das Artes, em Coimbra, começa dia 16 de Julho. Ao longo de 13 dias há música, artes plásticas, cinema, conferências e actividades vocacionadas para as crianças. O festival arranca a 16 de Julho, às 17h30 com a inauguração da exposição "A minha Universidade faz 725 Anos".

Em Almada começa já este sábado mais uma edição do Festival de Almada, a 32ª edição e diz a organização, uma edição rara. Pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, mas também pelos palcos do Fórum Romeu Correia, do Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro da Trindade, Culturgest, Teatro do Bairro e Teatro da Politécnica vão passar muitos dos espectáculos.

O cartaz do Festival foi este ano criado pelo escultor Rui Sanches que integrado no programa apresenta uma exposição intitulada "Reflexos" que estará patente na Casa da Cerca em Almada de 19 de Julho a 30 de Agosto.

Em Cascais decorre até 12 de Julho a primeira edição do Festival Internacional de Cultura. Organizado pela Leya e autarquia de Cascais, o festival apresenta em cartaz por exemplo uma entrevista ao vivo ao escritor António Lobo Antunes, feita pelo seu irmão, o médico João Lobo Antunes ou uma conversa com o autor israelita David Grossman. Mas haverá também espectáculos de teatro, dança e música, cinema ao ar livre, animação na praia, exposições e uma feira do livro.

Está apresentada a nova Temporada do Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa, pensada pelo novo director artístico Tiago Rodrigues. Além de vários espectáculos, uma aposta na dramaturgia em português e uma maior abertura do Nacional a outras instituições como o Teatro Nacional de São Carlos ou a Companhia Nacional de Bailado, o D. Maria aposta também em conquistar novos públicos.

No “Ensaio Geral” ouvimos as propostas que têm a assinatura de Guilherme d'Oliveira Martins, o presidente do Centro Nacional de Cultura, que nesta edição fala também do programa do “Festival ao Largo”.

No destaque de música falamos esta sexta-feira de um projecto que usa o hip-hop como forma de combater a exclusão social e eliminar preconceitos. O projecto chama-se OUPA e estacionou no Bairro do Cerco, no Porto. A Câmara juntou três psicólogos, um DJ, a rapper Capicua e o músico André Tentúgal, dos “We Trust”.

O “Ensaio Geral” é um programa da jornalista Maria João Costa, com sonorização de Paulo Teixeira, que pode ouvir na Renascença às sextas-feiras, pelas 23h30, ou a qualquer altura na internet.