"A Desumanização"

01 fev, 2014

O último livro de Valter Hugo Mãe, o Festival Play, teatro em Viseu, uma exposição em Lisboa e a música portuguesa dos Nobody's Bizness fazem parte do cartaz desta semana do "Ensaio Geral".

Uma ilha, a história de uma menina que perdeu a sua irmã gémea e um território que se impõe a quem o habita. É assim "A Desumanização", o mais recente livro do escritor Valter Hugo Mãe.

Em entrevista ao “Ensaio Geral”, o autor fala do que irá escrever a seguir, o que quis tratar em "A Desumanização" e porque, pela primeira, vez localizou o cenário de um livro fora de Portugal.

O primeiro festival internacional de cinema infantil e juvenil arranca este sábado, no Cinema São Jorge, em Lisboa. O Play tem em cartaz uma centena de filmes, para crianças dos 0 aos 13 anos.

O Solar do Vinho do Dão, em Viseu, foi em tempos a antiga residência de apoio aos retornados das antigas colónias portuguesas. Para recuperar esta memória, o grupo de Teatro do Vestido, em co-produção com o Teatro Viriato, apresenta até domingo a peça "Retornos, exílios e alguns que ficaram".
 
Um livro que deu origem a um documentário, um documentário que gerou uma exposição. "Amar as Diferenças" está patente ao público no espaço Bes Arte e Finança, no Marquês de Pombal, em Lisboa, e mostra um projecto do italiano Michelangelo Pistoletto, que recebeu em 2003 o leão de Ouro na Bienal de Veneza, e do realizador português Marco Martins.

O presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC) e colaborador do “Ensaio Geral”, Guilherme d'Oliveira Martins, destaca esta semana o último livro de Valter Hugo Mãe e apresenta outras sugestões.

"Donkey" é o nome escolhido para o novo álbum dos portugueses Nobody's Bizness. Um nome que nasce da vontade da banda em ajudar a Burricadas - a Associação para a Preservação do Burro que recolhe e protege burros maltratados. O grupo lisboeta apresenta o disco  no Teatro da Trindade, a 2 de Março.

“Ensaio Geral” é um programa de Maria João Costa, com sonorização de Rui Glória, que pode ouvir na Renascença às sextas-feiras, pelas 23h30, ou a qualquer altura na Internet.

O programa da próxima semana realiza-se na Livraria Ferin, em Lisboa. Os convidados especiais são o escritor António Mega Ferreira e o arquitecto João Luís Carrilho da Graça. O encontro está marcado para as 18h45, no dia 7 de Fevereiro. A entrada é gratuita.