Tempo
|

Ensaio Geral

Os três últimos dias de Fernando Pessoa

23 nov, 2013

No Ensaio Geral também há dança, uma exposição e um novo disco de fado.

Os três últimos dias de Fernando Pessoa

No ano em que se comemoram os 125 anos do nascimento do poeta Fernando Pessoa, o Teatro São Luiz, em Lisboa, presta-lhe homenagem com uma peça.

A obra "Os três últimos dias de Fernando Pessoa. Um delírio", adaptada do livro de Antonio Tabucchi, cruza a biografia do poeta com ficção. A peça, que estreia dia 27 e vai até dia 30, tem encenação de André Gago.

José Neves é Fernando Pessoa, Carlos António - Ricardo Reis, Vitor de Andrade faz de Bernardo Soares; Eurico Lopes é Álvaro de Campos, Carlos Marques é Alberto Caeiro e Alberto Magacela António Mora, um dos heterónimos menos conhecidos.

Vinte anos depois, o coreógrafo e director do Teatro Viriato de Viseu, Paulo Ribeiro, está de regresso ao palco para dançar.

"Sem um tu, não pode haver um eu" marca a estreia do bailarino e coreógrafo num solo desde 1993. Este é um espectáculo de emoções à flor da pele onde o cinema se cruza com a dança. A estreia acontece este sábado no Teatro Viriato.

Os co-produtores da peça são o Centro Cultural de Belém, o Teatro Nacional de S. João no Porto e o Vila Flôr de Guimarães, espaços que Paulo Ribeiro visitará em 2014. Prevista está também uma digressão pelo Brasil em Abril.

Desde meados dos anos 90 as fotografias de Ahlam Shibli descrevem condições de vida sob opressão. O trabalho da fotógrafa palestiniana está agora exposto nas paredes do Museu de Serralves, no Porto. São nove séries fotográficas produzidas na última década, onde encontramos, entre outras sequências, as imagens dos territórios palestinianos ocupados ou soldados palestinianos que lutam no exército israelita em troca de uma vida sem serem perseguidos.

Agora as sugestões culturais com a assinatura de Guilherme d' Oliveira Martins. O presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC) destaca também esta noite a peça de teatro sobre Fernando Pessoa.

O fado é um destino e Ricardo Ribeiro não lhe consegue escapar. Esta noite no Ensaio Geral entrevistamos o fadista que tem novo disco. "Largo da Memória" explora também outros ritmos que não são fado.

O fadista vai subir ao palco do grande auditório do Centro Cultural de Belém no dia 15 de Fevereiro e na Casa da Música no Porto a 16 de Fevereiro do próximo ano.

Para tema single deste "Largo da memória", Ricardo Ribeiro escolheu o tema "Destino marcado" com poema de Fernando Farinha.

“Ensaio Geral” é um programa de Maria João Costa e sonorização de Rui Glória, que pode ouvir na Renascença às sextas-feiras, pelas 23h30, ou a qualquer altura na Internet.