O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
Ensaio Geral

José Avillez e Afonso Cruz à conversa entre livros e pratos

02 nov, 2013

Numa parceria entre a Renascença, a Booktailors e a Ferin propomos uma conversa a dois, entre convidados que até podem nada ter a ver um com outro.

O que podem ter em comum um chef de cozinha e um escritor? É o que vamos tentar saber no regresso do “Ensaio Geral” à Livraria Ferin, no Chiado.

Nesta parceria entre a Renascença, a Booktailors e a Ferin propomos nesta nova temporada conversas a dois, entre dois convidados que até podem nada ter a ver um com outro, mas que neste palco improvisado da rádio se vão encontrar. Para a conversa juntamos dois criativos, um da literatura, outro da alta cozinha: o escritor Afonso Cruz e o chef José Avillez.

Ler é importante, mas é necessário primeiro ter comida no prato. A resposta é do escritor Afonso Cruz, vencedor do Prémio União Europeia de Literatura. O autor do livro “Para onde vão os guarda-chuvas” considera que um livro alimenta, mas primeiro tem de haver alimento para o estômago.

Em contraciclo com a economia nacional, o chef José Avillez tem investido. Abriu no espaço de dois anos, quatro restaurantes no Chiado, em Lisboa. O chef premiado com uma estrela Michellin em 2012 explicou porque continua a apostar em abrir espaços diferentes.

Como habitualmente no Ensaio Geral está o presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins, que desta vez deixa duas perguntas aos convidados.

O programa da Renascença regressa à Livraria Ferin a 13 de Dezembro às 18h45. Serão convidados o escritor Gonçalo M. Tavares e o Patriarca D. Manuel Clemente.

“Ensaio Geral” é um programa com edição de Maria João Costa, esta semana com assistência técnica de Rui Fernandes, que pode ouvir na Renascença às sextas-feiras, pelas 23h30, ou a qualquer altura na Internet.