Emissão Renascença | Ouvir Online

Quanto valem as memórias?

29 jun, 2013

A peça de teatro "O Preço", a viagem do elefante Salomão, livros e música são a matéria de que é feito o "Ensaio Geral" desta semana.

Dois irmãos regressam à casa de família, 16 anos depois da morte do pai. Esperam um velho avaliador que vem dar-lhes o preço do recheio da casa. Mas qual é afinal o preço das memórias? A questão é colocada na peça "O preço" que Arthur Miller escreveu e o Teatro Aberto, em Lisboa, tem em cena desde esta sexta-feira.

"A viagem do Elefante" começa agora em Figueira de Castelo Rodrigo e só vai terminar em Setembro em Madrid, com muitas paragens pelo meio. O livro do Nobel da Literatura José Saramago inspirou a companhia Trigo Limpo Teatro ACERT, de Tondela, que além dos seus actores e músicos, chama a população local para dar corpo a este espectáculo.
 
A história do elefante Salomão também vai passar por Lisboa, onde arrancou esta sexta-feira mais uma edição do Festival ao Largo, em frente ao Teatro Nacional de São Carlos. Com entrada gratuita e ao ar livre, a cada sexta e sábado, até 28 de Julho são diversas as propostas. Há mesmo um espectáculo "O Carnaval dos Animais", de Saint-Saëns, pensado para o público mais jovem.

Coimbra recebe o Festival das Artes, entre 16 e 23 de Julho, que mistura música, cinema, gastronomia, literatura, artes plásticas e muitas outras propostas. A edição deste ano é dedicada à natureza.

Portugueses e alemães estão à volta dos livros no Festival "Afinidades Electivas", que começou esta sexta-feira no Goethe-Institut em Lisboa.

Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional da Cultura (CNC) e colaborador semanal do “Ensaio Geral”, propõem livros para as férias e revela outras sugestões.

Na música vamos conhecer os Brass Wires Orchestra, grupo português que está a preparar o seu primeiro álbum. Antecipamos o tema "Tears of Liberty".

O “Ensaio Geral” é um programa com edição de Maria João Costa e sonorização de Rui Glória, que pode ouvir na Renascença às sextas-feiras, pelas 23h30, ou a qualquer altura na Internet.