Tempo
|

Escritor Almeida Faria promete meter-se “em novos sarilhos”

06 abr, 2013 • Maria João Costa

Autor de “Rumor Branco” anuncia novo livro para 2015.

O escritor português Almeida Faria, muito dado a longos silêncios literários, promete lançar um novo livro em 2015. O autor de “Rumor Branco” revelou no programa “Ensaio Geral” da Renascença, realizado na Livraria Ferin, em Lisboa, que está a escrever o seu próximo romance.

“Gosto muito de escrever, mas publicar não me dá muita alegria. Publicar tem este inconveniente, temos que ser solidários com o editor, que é meu amigo, e temos de fazer algum esforço para que os livros sejam conhecidos. Publicar mais um livro que não sou obrigado a editar, de facto, é meter-me em novos sarilhos”, confessa Almeida Faria.

O escritor explica que os planos imediatos passam pela reedição dos seus livros que estão esgotados.

E o novo romance sai este ano? “Não não, nem pensar. 2015 penso que seria uma boa altura, se eu lá chegar”, responde.

“Toda a contestação é muito saudável”
Almeida Faria considera que, hoje em dia, arrisca-se menos do que no período do 25 de Abril de 1974, na contestação contra o poder instituído.

“Na altura, nós arriscávamos a pele, pelo menos a cabeça, houve muita gente que levou pancada da polícia, no dia do estudante e nas manifestações do 1º de Maio. Os riscos eram maiores. Agora, as pessoas arriscam menos, mas acho muito saudável que se ponha a ridículo certos ministros, felizmente um já saiu, foi tarde mas saiu”, disse o escritor no programa “Ensaio Geral” da Renascença.

“Para mim, toda a contestação é muito saudável. Eu sou um contestatário por natureza, tenho muito prazer no espírito de contradição, gosto de contestar, de duvidar, de opor-me às opiniões dominantes e tudo o que seja contestar, sobretudo quando estes governos são tão medíocres e tão corruptos, que acho isso muito saudável”, sublinhou.

O programa de cultura da Renascença regressa à Livraria Ferin no próximo dia 3 de Maio. A entrevistada será a escritora Teolinda Gersão.