Emissão Renascença | Ouvir Online

Terça à Noite

"Espero que a saída de Bento XVI ajude a Igreja a encontrar-se"

26 fev, 2013 • Raquel Abecasis

D. José Cordeiro rejeita a ideia de que a Igreja esteja em crise e recorda o seu encontro com Bento XVI ainda antes de assumir funções na diocese de Bragança-Miranda.

O Bispo de Bragança-Miranda espera que a resignação de Bento XVI seja um “gesto profético”, que ajude a Igreja “a reencontrar-se consigo mesma”.

D. José Cordeiro, em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, também espera que a decisão do Papa contribua para que a instituição responda à pergunta colocada no Concílio Vaticano II: Igreja que dizes de ti mesma!”
 
O prelado rejeita a ideia de que a Igreja esteja em crise, afirmando que “o que pode estar em crise é um paradigma de Igreja, um modelo e o modo como esta Igreja se tem apresentado como testemunha do Evangelho”.

Nesta entrevista à Renascença, o Bispo de Bragança-Miranda sublinhou ainda a forma como ao longo do seu pontificado Bento XVI tocou as pessoas pelo contacto pessoal.

D. José Cordeiro recorda o seu encontro com Bento XVI ainda antes de assumir funções na diocese, notando não só que o Papa estava bem informado sobre Bragança, mas garantindo também uma união especial com o Bispo pelo facto de terem os dois como padroeiro a figura de São Bento.