Emissão Renascença | Ouvir Online

“Água não vai ser privatizada”

06 jun, 2012 • Raquel Abecasis

Ministra Assunção Cristas, em entrevista à Renascença, manifesta também a intenção de “acabar com as mais-valias privadas” nos negócios de terrenos que mudam de classificação.

“Água não vai ser privatizada”
A ministra do ambiente e agricultura garantiu em entrevista ao Programa Terça à Noite da Renascença que no que respeita ao tratamento de resíduos “pode haver uma privatização, na parte das águas não”. Assunção Cristas anunciou que espera ter em 2013 a funcionar uma entidade reguladora das águas, que passe a fixar as tarifas tendo em conta o preço real do fornecimento de água e a dívida acumulada da Àguas de Portugal, a ministra assume que isso significa que alguns vão ver o preço da água aumenta

A ministra do Ambiente e Agricultura garantiu, em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, que no que respeita ao tratamento de resíduos “pode haver uma privatização, na parte das águas não”.

Assunção Cristas anunciou que espera ter a funcionar, em 2013, uma Entidade Reguladora das Águas, que passe a fixar as tarifas tendo em conta o preço real do fornecimento de água e a dívida acumulada da Águas de Portugal.

A ministra assume que isso significa que alguns vão ver o preço da água aumentado, de forma a que se possam manter tarifas sociais.

Nesta entrevista à Renascença, a ministra manifestou a sua intenção de “acabar com as mais-valias privadas” nos negócios de terrenos que mudam de classificação.

Assunção Cristas diz ter pronta legislação que impeça este negócio e que defina que as mais-valias devem ser utilizadas em projectos e bens públicos.

Já quanto à recém-aprovada Lei das Rendas, Assunção Cristas diz estar confiante que venha a introduzir uma mudança profunda no mercado, mas garante que esta lei assegura que “quem é idoso, em nenhuma circunstância pode ver o seu contrato terminado, é o que chamamos o direito à tranquilidade na velhice”.

Assunção Cristas acredita ainda que esta legislação vai colocar no mercado 700 mil casas que estão fechadas e que isso vai fazer baixar os preços.