Emissão Renascença | Ouvir Online

Terça à Noite

"Verdade desportiva do campeonato está desvirtuada"

03 jul, 2013 • Pedro Azevedo

Mário Figueiredo, presidente da Liga de Clubes, fundamenta a acusação com as desigualdades das receitas provenientes das transmissões televisivas. Numa entrevista ao programa "Terça à Noite" da Renascença, o dirigente garante que todos os clubes terão a inscrição regularizada para a nova época.

Mário Figueiredo defende que "a verdade desportiva do campeonato está desvirtuada" pelas desigualdades das receitas dos clubes resultantes dos direitos televisivos. “O que apresentámos na Assembleia foi a centralização dos direitos televisivos. Os clubes de topo não receberiam menos do que os valores actuais. Do quinto classificado para baixo e até ao último clube da II Liga os clubes receberiam mais 50% das receitas que auferem actualmente. Fizemos a proposta e tínhamos investidores”, detalha.

Há clubes que têm contratos de longa duração com a Olivedesportos mas o presidente da Liga defende que “não são válidos”. A esse propósito, Mário Figueiredo anuncia que apresentou “uma queixa na Autoridade da Concorrência contra a Olivedesportos”. O dirigente confia que “até ao fim de 2013 os clubes estarão disponíveis para negociar centralizadamente os direitos”. E revela que se a Liga ganhar o processo irá “apresentar uma acção contra o Sr Joaquim Oliveira para a pedir o dinheiro que ele ficou este tempo todo”.
Mário Figueiredo considera que “a verdade desportiva do campeonato está desvirtuada e começa estruturalmente na questão dos direitos de transmissão televisivão. E a culpa não é dos clubes. É do sistema”, conclui.

Todos os clubes terão a inscrição regularizada
Treinadores e Jogadores denunciaram salários em atraso respeitantes à última época desportiva. A regularização salarial é um dos pressupostos obrigatórios para a inscrição dos clubes no próximo campeonato. Mário Figueiredo garante que todas as equipas asseguraram a inscrição. “Os documentos chegam assinados à Liga. Os próprios jogadores acreditam na bondade dos dirigentes e acabam por receber. O que se tem verificado é que o dinheiro acaba por aparecer”.
16 clubes dos campeonatos profissinais estão impedidos de inscrever novos jogadores porque não apresentaram os requisitos exigidos pelo Regulamento de Competições. Mas o problema vai ser desbloqueado. “Há clubes que criaram as Sociedades desportivas recentemente e as finanças não tiveram tempo para emitir as declarações que comprovam a inexistência de dívidas. Mas todos os clubes vão apresentar esta semana os comprovativos. Todos os clubes vão cumprir o processo de inscrição para o campeonato da próxima época, afiançou.