Emissão Renascença | Ouvir Online

“Uma ideia extraordinariamente poderosa”

20 mar, 2013

Pontificado do novo Papa Francisco esteve em debate da Renascença.

“Uma ideia extraordinariamente poderosa”
No dia da missa inaugural do Papa Francisco, os primeiros dias do pontificado e os principais desafios do sucessor de S. Pedro estiveram em debate na Renascença. O jornalista José Manuel Fernandes destaca uma “ideia extraordinariamente poderosa” do Papa, quando defende que temos que olhar pelos mais frágeis e de nos sentir directamente responsáveis por eles. A catedrática Marta Mendonça e o escritor Pedro Mexia foram os outros convidados deste debate.

O jornalista José Manuel Fernandes destaca,em declarações ao programa “Terça à Noite” da Renascença, uma “ideia extraordinariamente poderosa” do novo Papa Francisco, quando defende que temos que olhar pelos mais frágeis e de nos sentir directamente responsáveis por eles.

“O mundo está a mudar, pelo menos no mundo ocidental já não temos pela frente a perspectiva de tanta riqueza como no passado”, começou por dizer o ex-director do jornal “Público”.

“Esta ideia de que temos não só de olhar pelos que menos têm, como de nos sentir responsáveis por eles directamente e não através de interpostas pessoas, eu acho que é uma ideia extraordinariamente poderosa e é uma ideia que pode mobilizar muitas pessoas, mesmo fora do espaço da Igreja Católica”, salientou.

Os outros convidados deste debate, no dia da missa inaugural do novo Papa Francisco, são Marta Mendonça, doutorada em Filosofia, professora auxiliar na Universidade Nova e colaboradora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica; e Pedro Mexia, escritor, ensaísta e crítico literário.