Emissão Renascença | Ouvir Online

Terça à Noite

Teixeira dos Santos errou e saberá reconhecê-lo, diz Daniel Bessa

26 abr, 2011

Daniel Bessa confessa-se amigo de longa data do ministro das Finanças, mas admite que nos últimos tempos Teixeira dos Santos “não fez tudo bem feito” e, se bem o conhece, “teria preferido actuar antes”, não fossem as considerações políticas.

Teixeira dos Santos errou e saberá reconhecê-lo, diz Daniel Bessa

Em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, o ex-ministro da Economia de António Guterres lembra que na altura o seu “mentor” lhe disse que “em política nunca se põe um número e uma data, ou se põe um número, ou se põe uma data”. 

Daniel Bessa diz que “isto não bate certo para o comum dos mortais, porque as pessoas assumem compromissos que têm valor e têm data” e, conclui, “Teixeira dos Santos fez bem em ter imposto a meta dos 7%”.

Teixeira dos Santos teria pedido ajuda mais cedo, diz Daniel Bessa

Daniel Bessa considera que Teixeira dos Santos aceitou sacrificar o seu estatuto de independente e que ainda por cima “não foi compensado por isso”.

Nesta entrevista o economista defende que no futuro a classe média deve passar a pagar no Serviço Nacional de Saúde e nas escolas, à semelhança do que já acontece no ensino superior com as propinas.

Já no que respeita à legislação laboral, Daniel Bessa diz que “os empregos que falham aos mais novos, não falhariam se não fosse a legislação laboral que protege só os lugares dos mais velhos”, esta assimetria tem que ser corrigida, defende o economista que demonstra uma “grande admiração por António Chora pelo que ele sobe fazer em prol dos trabalhadores da Auto Europa.”

O actual presidente da COTEC defende ainda nesta entrevista que “é desejável” que haja uma rotação de poder nas próximas eleições e que “Luís Amado tem razão quando diz que o PS precisa de uma cura de oposição”.  

Já quanto às qualidades de Passos Coelho para assumir o poder, Daniel Bessa considera que o líder do PSD tem algumas, quanto ao resto, é preciso esperar para ver.

Raquel Abecasis