Emissão Renascença | Ouvir Online

Terça à Noite

“O Presidente tem poderes suficientes, tem é que saber exercê-los”

19 abr, 2011 • Raquel Abecasis

Em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, o ex-Presidente Mário Soares diz que “temos uma excelente Constituição e que o Presidente tem poderes suficientes, tem é que os saber exercer e isso é com ele”, afirma.

“O Presidente tem poderes suficientes, tem é que saber exercê-los”
Em entrevista ao programa Terça à Noite, da Renascença, o ex-presidente Mário Soares salienta que “temos uma excelente constituição", onde "o Presidente tem poderes suficientes", mas acrescenta que o chefe de Estado "tem que os saber exercer". Soares fala ainda sobre a actual situação económica do país e pede "muito bom senso" àqueles que estão a negociar com o Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

Mário Soares considera, no entanto, que o Presidente vai falar proximamente no dia 25 de Abril e que o facto de o fazer em Belém e de, para isso, ter convidado todos os ex-presidentes, é um sinal muito positivo. “Cavaco quer com esta convocatória sinalizar que é necessário fortificar o regime”, afirmou.

Soares pede “muito bom senso” aos que agora estão a negociar com o FEEF (fundo europeu de estabilização financeira) já que “há o risco de convulsões sociais, como aconteceu no tempo do PREC, se não for tida em conta a coesão social”.

Nesta entrevista, o ex-Presidente considerou que “foi um erro Sócrates ter diabolizado a vinda do FMI” e conta que um dos factores que fez com que se precipitasse o pedido foi o facto de que “nessa quarta feira as pessoas começaram a correr aos bancos para guardar o dinheiro debaixo do colchão”.

Mário Soares não poupou também críticas aos parceiros europeus, nomeadamente a Alemanha que se esquece que foram todos os países da união que contribuíram há muito pouco tempo para a reunificação alemã.