Princípio e Fim

Papa em visita apostólica

26 mar, 2012

O Papa Bento XVI está no México, uma viagem pastoral a um país onde as relações entre a Igreja e o Estado nem sempre foram as melhores. Este um dos temas em destaque nesta edição de Principio e Fim.

Mais uma referência a Bento XVI. Esta segunda-feira vai para as bancas o livro “Meu irmão, o Papa”, escrito pelo irmão de Bento XVI, monsenhor Georg Ratzinger.

Michael Heseman é o co-autor da obra e falou com a jornalista Aura Miguel sobre a importância destas memórias para compreender quem é Bento XVI.

Neste programa sobre actualidade religiosa, eclesial e assuntos sociais da Renascença vamos ainda falar sobre a quinta catequese quaresmal do Cardeal Patriarca.

O tema: “Evangelização é discernimento da realidade à luz da Fé”. Uma catequese dirigida aos decisores e parte do projecto “ Missão Metrópoles”, inserida na Nova Evangelização. Socorrendo-se do exemplo de uma professora universitária que foi confrontada com a assinatura de um documento que que ia contra os seus princípios e que, apesar de colegas afirmarem que tal não teria significado, recusou assinar e viu a sua carreira interrompida, D. José Policarpo defendeu que não podemos abdicar dos nossos princípios.

Outros temas em análise são a reflexão para a Quaresma da Comissão Nacional Justiça e Paz e o encontro do Comité Católico Internacional dos Ciganos.

A ILGA - Intervenção lésbica, gay, bissexual e transgénero - decidiu accionar o direito de resposta, ao abrigo da lei, relativamente à crónica de Pedro Picoito, emitida, neste programa há quinze dias.

Sendo bem conhecidas as posições da Igreja Católica sobre a Família, e que são as da Rádio Renascença, a resposta, pela voz de Isabel Advirta, é exclusiva responsabilidade da ILGA.

Envie notícias e sugestões para a caixa de correio: principio.fim@rcom.pt

Produção de João Dietl. Edição e apresentação de Rodrigo Santos.