Emissão Renascença | Ouvir Online

Princípio e Fim

Falar de Fátima em árabe

24 mai, 2015 • Ângela Roque

A história das aparições aos pastorinhos vai chegar à Terra Santa e ao Líbano em árabe. O sonho de um novo movimento mariano vai ser concretizado já no próximo mês, com o apoio logístico da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Em destaque no “Princípio e Fim” esteve também o torneio de Futsal Solidário que vai reverter para os cristãos iraquianos apoiados pela AIS.

São pequenos devocionários em árabe sobre a mensagem de Fátima. Os primeiros 12 mil vão começar a ser distribuídos em Junho no Líbano e em comunidades cristãs em Israel, através da Fundação AIS. Mas há mais 8 mil livros destinados só aos refugiados sírios. A iniciativa é do movimento “Maria, ao Encontro da Humanidade Peregrina”, que quer desta forma dar força aos cristãos que sofrem por todo o Médio Oriente.

Em destaque no programa esteve também o torneio de Futsal Solidário que, na diocese de Setúbal, a paróquia do Seixal está a organizar. Está marcado para dia 31, às 15 horas, e as receitas vão reverter para os cristãos iraquianos através dos projectos que a Fundação AIS tem no terreno.

No “Princípio e Fim” contámos também a história de um sacerdote que está a fazer a diferença na vida de muitos dos que arriscam a travessia no mediterrâneo. Mussie Zerai tem 40 anos, nasceu na Eritreia, mas é padre na Suiça e preside à agência Habeshia, que presta apoio aos migrantes e refugiados em Itália. É a ele que muitos telefonam sempre que correm perigo. Na entrevista que deu à Renascença critica a política europeia de imigração.

Outro drama com imigrantes e refugiados vive-se nesta altura no golfo de Bengala, no oceano índico. O Papa manifestou-se hoje muito preocupado com a situação. Neste Domingo de Pentecostes Francisco também lembrou aos católicos a importância de se deixarem guiar pelo Espírito Santo.

A beatificação do arcebispo salvadorenho Óscar Romero e a peregrinação que as famílias de Évora vão fazer ao Santuário de Vila Viçosa foram outros dos destaques do programa.

Na crónica desta semana a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez falou do livro “Só o pobre se faz pão”, do monge português Carlos Maria Antunes, sobre o sentido do jejum.