Tempo
|

Rezar pelos cristãos perseguidos como pede o Papa

29 mar, 2015 • Ana Lisboa

No programa de hoje recordamos o apelo do Santo Padre para que se contrarie a cultura da indiferença e se reze pelos cristãos perseguidos.

Perante este apelo do Papa feito na Quaresma, pergunta-se: que importância e poder tem a oração? A resposta é dada por Catarina Martins, directora do secretariado nacional da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre que nos últimos meses tem promovido várias vigílias de oração pelos cristãos perseguidos.

Este mesmo tema foi abordado por Francisco no Vaticano, neste Domingo de Ramos, no início da celebração da Semana Santa. O Papa lembrou os cristãos perseguidos a quem chamou de mártires.

Falamos ainda de projectos de voluntariado missionário que todos os anos levam muitos jovens portugueses a dar ajuda efectiva a quem precisa. É o caso de uma jovem de Évora que se encontra em Moçambique, a desenvolver as “Escolinhas Comunitárias”,  um projecto que pretende ajudar o governo moçambicano a criar uma rede de ensino pré-escolar no país.
Outra iniciativa é da Pastoral Universitária de Braga que está a preparar a “Missão Cabo Verde”.

A caminho da Páscoa fomos conhecer uma realidade na Diocese do Porto: um só padre tem a seu cargo seis paróquias com população muito dispersa e particularmente idosa.

No programa de hoje, destaque para a campanha de ajuda à Casa de Protecção e Amparo de Santo António que apoia neste momento 20 mães adolescentes e seus filhos. E a criação de uma Horta que visa criar emprego e fornecer alimentos à Cáritas Diocesana de Beja.

A terminar pode ouvir a crónica assinada pela escritora Teresa Maia Gonzalez.