Emissão Renascença | Ouvir Online

Princípio e Fim

O que na Europa preocupa a Igreja

01 fev, 2015 • Ângela Roque

Responsável pela Cultura do Vaticano lamenta que o Ocidente tenha perdido os "traços distintivos" e diz que não é com a actual “cultura da indiferença” que se conseguirá combater os fundamentalismos. A entrevista do Cardeal Ravasi é um dos destaques no dia em que o Papa anunciou que vai visitar Sarajevo.

A Igreja tem de saber falar a linguagem dos jovens de hoje, que precisam de ideais e valores, e o Ocidente corre muitos riscos por ter perdido a identidade. É o que defende o cardeal Gianfranco Ravasi. O presidente do Conselho Pontifício da Cultura veio a Lisboa receber o doutoramento “Honoris Causa” pela Católica, no âmbito das comemorações do Dia da Universidade, e falou com a Renascença sobre a actualidade no velho continente.

Com a Europa ainda à procura das melhores respostas para lidar com a ameaça do terrorismo islâmico o Papa anunciou este Domingo que vai visitar Sarajevo, de maioria muçulmana, já no próximo mês de Junho.  Francisco quer ajudar na “consolidação da paz” e no diálogo entre religiões.

Há alguma ligação entre teologia e economia? E é verdade que em tempos de crise as pessoas se refugiam mais na fé e na religião? Foi o que perguntámos ao director da faculdade de teologia da UCP Porto, onde amanhã começam as jornadas “A economia que mata e a economia que faz viver”.

Falámos também da Lei de Bases para a Cooperação entre o Estado e o sector solidário, que  o primeiro-ministro quer ter pronta até final da legislatura. A promessa foi feita durante a tomada de posse da nova direcção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.  O padre Lino Maia, que era candidato único, foi eleito para um 4º mandato.

Em destaque estiveram ainda a campanha “Farmácia Solidária”, que apoia idosos em Lisboa, e a Associação Harambee, ligada ao Opus Dei, e que financia projectos em África.

Na véspera do Dia do Consagrado ouvimos mais um testemunho de “Gente feliz com fé”: o de uma jovem de Évora que descobriu nos Caminhos de Santiago que queria ser freira contemplativa. Na diocese da Guarda várias congregações estiveram unidas numa Semana de Oração pela Vida Consagrada.

A crónica desta semana teve a assinatura da escritora Maria Teresa Maria Gonzalez.

Este é um programa de actualidade religiosa e social, pode enviar sugestões pelo email principio.fim@rr.pt