Tempo
|

Edição da Noite

Nascimentos a diminuir, casais desempregados a aumentar

20 set, 2012 • José Pedro Frazão

Nesta “Edição da Noite”, há números para reflectir na sociedade portuguesa.

Agora que se faz um compasso de espera para saber a medida exacta das alterações à Taxa Social Única, dois números sobem das tabelas da estatística às primeiras linhas da actualidade de um país em crise e agitado.

Números avançados esta quarta-feira mostram a maior queda de natalidade de que há memória em tempos recentes: há menos 5.235 nascimentos nos primeiros oito meses do ano face ao ano passado. Número que tem por base o teste do pezinho para detectar doenças genéticas nos recém-nascidos.

Outro número desta quarta-feira: o número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados mais do que duplicou em Agosto: há 9.438 casais nesta situação, avança a Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A “Edição da Noite”, da Renascença, estará também atenta à reunião da comissão política do PSD que debate se também a coligação está definitivamente em crise.

Em entrevista, o sociólogo Alfredo Bruto da Costa e o Arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga.

E em tempo de crise, o que esperar o discurso da Igreja? Pergunta de base para o debate que regressa às quartas-feiras com moderação da jornalista Ângela Roque.

Nesta edição vamos ouvir a voz do mais mediático dos portugueses que passaram a barreira dos 100 anos e trazer à radio um quadro: "As tentações de Santo Antão", de Bosch.