Emissão Renascença | Ouvir Online

Espanha à beira do resgate

09 jun, 2012

Poderá estar por horas o pedido de resgate financeiro de Espanha.

O mecanismo pode ser accionado já este sábado como admitiu o vice-presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio, que acrescentou no entanto, que cabe ao governo espanhol tomar essa decisão.

À entrada para uma audição na comissão parlamentar de inquérito ao processo de privatização do BPN, na Assembleia da República, o antigo governador do Banco de Portugal disse que, "em princípio, espera-se uma decisão rápida" e sublinhou que "o problema tem que ser esclarecido e superado [porque] existem necessidades de recapitalização na banca espanhola e o problema tem de ser solucionado com alguma rapidez para acalmar de vez os mercados".

Vítor Constâncio explicou que "os problemas da banca espanhola estão a ser analisados pelas autoridades europeias competentes" e garantiu que, "evidentemente, existem disponíveis todos os meios para proceder à recapitalização dos bancos espanhóis e superar a situação que existe".
 
A situação de grande debilidade da banca espanhola é factor acrescido de preocupação para os empresários portugueses e espanhóis.

Ouvimos no destaque desta “Edição da Noite” a opinião de quem tem Espanha como principal mercado paras as suas exportações, o presidente da Câmara de Comércio Luso-espanhola, Henrique Santos, que não esconde apreensão quanto a um possível resgate.

Nesta edição a Comissão de Inquérito ao BPN, e o anúncio do PSD de que pretende introduzir alterações nas regras de supervisão bancária, com o objectivo de aumentar a responsabilidade de quem fiscaliza.

Sexta-feira é também dia de “Ensaio Geral”, magazine de artes e espectáculo da Renascença.