Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Revolta na Líbia

22 fev, 2011

O dia está a ser marcado pelas informações que vão surgindo da Líbia, onde o regime de Muammar Khadafi tenta reprimir com a máxima violência os protestos que depois de Benghazi chegaram em força à capital Tripoli.

Desta segunda-feira há relatos de agências internacionais dando conta de que aviões militares dispararam directamente contra manifestantes em Tripoli causando mais de 250 mortos, de acordo com a Al Jazeera.

A própria embaixada líbia junto das Nações Unidas manifestou o que disse ser “a preocupação pelo genocídio que está a suceder em Tripoli”.

Este é um exemplo dos vários embaixadores líbios que ao longo do dia cortaram os vínculos com o regime de Muammar Khadafi.

Embora não se saiba com rigor o número de vítimas mortais desde que na passada terça-feira se iniciaram os protestos contra Khadafi, todas as fontes citadas pelas agências internacionais aludem a centenas de mortos como resultado de uma brutal repressão dos protestos.

No Destaque do Edição da Noite as reacções à situação na Líbia, a situação dos portugueses que querem abandonar o país e as consequências no preço do petróleo causadas pela instabilidade na mais recente peça do dominó a ser derrubada neste início de ano verdadeiramente revolucionário para o mundo árabe.

Neste Edição da Noite ainda a política doméstica com o desconforto de Pedro Passos Coelho e a hipótese, avançada por social-democratas, do apoio do Partido Comunista a uma eventual moção de censura, uma hipótese o líder comunista Jerónimo de Sousa considera de todo inviável.

A não perder ainda o debate Falar Claro, com José Vera Jardim e Nuno Morais Sarmento, e uma reportagem de António José Soares com vários testemunhos de evangelização, de estudantes universitários.