Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Depois dos protestos, o acordo sobre o financiamento do ensino privado

10 fev, 2011

O Governo e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) chegaram hoje a um acordo em relação às regras de financiamento dos contratos de associação e a uma redução gradual do número turmas abrangidas.

Em conferência de imprensa, no Ministério, a ministra Isabel Alçada revelou que os contratos a celebrar para o próximo ano lectivo, ao abrigo do acordo, serão assinados "por cinco anos, até nova avaliação das necessidades da rede pública".

Nesta Edição da Noite, as reacções a este acordo que coloca fim a um período de grande turbulência.

A entrevista Abel Mateus, ex-presidente da Autoridade da Concorrência, no “Terça à Noite” da Renascença, está a lançar ondas de choque no Parlamento.

Abel Mateus acusa o Governo de nada fazer para promover a concorrência nos combustíveis, um dos factores que pode explicar os altos preços em Portugal.

A ameaça terrorista nos Estados Unidos está no seu grau mais elevado desde o 11 de Setembro. Janet Napolitano, a responsável pela Segurança Nacional  disse no Congresso que, em muitos aspectos, os riscos que o país corre neste momento, são os mais pronunciados dos últimos 10 anos, desde a vaga de atentados do Verão de 2011.

No Egipto, o ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu, esta noite, que o Exército pode intervir nas ruas para evitar uma situação de caos.

A situação no Egipto é tema para o Edição Internacional. Debate com Bernardo Pires de Lima e Ana Santos Pinto.