Emissão Renascença | Ouvir Online

Juiz jubilado "condena" PPP

26 mai, 2012

Carlos Moreno, juiz jubilado do Tribunal de Contas disse esta sexta-feira no Parlamento que existem contratos do Estado que apenas beneficiam os privados, citando como exemplo as ex-scut e a Lusoponte.

O juiz denunciou no Parlamento, na comissão de inquérito sobre as PPP rodoviárias ferroviárias, que o Estado estabeleceu acordos com privados sem qualquer proveito próprio, mas que permitem aos concessionários arrecadar lucros.

Por outro lado, disse, existem lacunas que se relacionam com a ausência de estudos que comprovem que as parcerias entre Estado e privados são o modelo recomendado, nos acordos de concessão.

O juiz jubilado do Tribunal de Contas afirmou nesta comissão de inquérito que foram feitas renegociações de contratos que vieram agravar o papel do Estado nessas parcerias.

O juiz aponta que, se tudo se mantiver como está, nas PPP, o Estado português continuará a esbanjar dinheiro, em benefício das empresas privadas. Este é o tema para desenvolver no Destaque da Edição da Noite.

Um monárquico que esteve ao serviço da República: o homem que foi pioneiro nas questões ambientais do Portugal democrático faz 90 anos.  Em declarações ao jornalista José Pedro Frazão, o arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles viaja por uma vida muito preenchida, num exercício em que as convicções são sustentadas com um notável sentido de humor.

Nesta emissão ainda o contacto em directo com o Rock in Rio e o Ensaio Geral, magazine de artes e espectáculos.