Tempo
|

Gaspar culpa Governo Sócrates

05 mai, 2012

O ministro das Finanças acusa o Governo de José Sócrates de ter seguido políticas expansionistas agressivas que levaram à quase bancarrota do país por acreditar que a crise económica e financeira seria "de curta duração".

Vítor Gaspar, que falava no âmbito do ciclo de debates "As Reformas da República" iniciativa de uma parceria da Renascença com a Universidade Católica Portuguesa, afirmou que essas decisões de política de expansão orçamental agressivas levaram ao pedido de ajuda em Abril de 2011 para evitar uma bancarrota do país em Junho desse ano.

O ministro sublinhou que "Portugal é um exemplo de que o excesso de despesa não leva a um crescimento sustentado" e que "o excesso de despesa não esteve associado a um desempenho de crescimento, muito antes pelo contrário, porque Portugal foi o país no euro que menos cresceu com excepção da Itália".

O essencial da conferência do Ministro Vítor Gaspar, nesta iniciativa Renascença/Universidade Católica a análise e as reacções serão ampliadas no Destaque da “Edição da Noite”.

Francisco José Viegas, José Luís Peixoto, Maria do Rosário Pedreira e Guilherme Oliveira Martins são nomes do universo cultural e do mundo do livro para seguir em mais uma edição do magazine de artes e espectáculos “Ensaio Geral”, esta semana feito a partir da Feira do Livro em Lisboa.