Emissão Renascença | Ouvir Online

Ausências de peso nas cerimónias do 25 de Abril

24 abr, 2012

A Associação 25 de Abril não participará este ano, pela primeira vez na sua história, nas celebrações oficiais da Revolução de 1974, por considerar que "a linha seguida pelo actual poder político deixou de reflectir o regime democrático herdeiro do 25 de Abril".

O anúncio foi feito esta segunda-feira, em Lisboa, pela direcção da associação, de que fazem parte algumas das figuras mais conhecidas do conjunto dos chamados "Capitães de Abril".

No texto do manifesto "Abril não desarma", lido aos jornalistas e a uma assembleia de associados por um desses militares, pelo o coronel Vasco Lourenço, é referido que “o poder político que actualmente governa Portugal configura um outro ciclo político que está contra o 25 de Abril, os seus ideais e os seus valores”.

Já depois desta tomada de posição também o ex-presidente da República Mário Soares e o antigo candidato presidencial Manuel Alegre vieram dizer que estarão de fora das cerimónias do 25 de Abril.
 
Este é o ponto de partida do Destaque da "Edição da Noite", numa emissão onde a jornalista Ana Carrilho entrevista o sociólogo António Casimiro Ferreira e Lidia Magno modera o "Falar Claro", com José Vera Jardim e Nuno Morais Sarmento, no habitual espaço de análise política.