Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Os riscos de seca

14 fev, 2012

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas diz ter esperança que, em breve, o país voltará a ter chuva, mas se isso não acontecer, no imediato, e a seca continuar nos solos agrícolas portugueses, então, a ministra assegura que vai levar a situação a Bruxelas.

A situação resulta da pouca precipitação este ano em Portugal e de milhares de agricultores já estarem com insuficiências no lote de alimentos armazenados para o gado e a recorrer a rações.

Um grupo de trabalho está já no terreno a verificar os problemas levantados pela seca, e esta segunda-feira, no final de uma reunião com o homólogo Espanhol, Miguel Arias Cañete, Assunção Cristas voltou a admitir que, caso se prolongue a seca meteorológica que atinge o território nacional, poderá ser articulado um pedido de ajuda conjunto dos dois países à União Europeia.

Em Janeiro, recorde-se, Portugal continental teve o sétimo valor mais baixo de precipitação desde 1931 (20,4 milímetros, que corresponde a 17% do normal).

De resto, o Instituto de Meteorologia confirmou que o país está em seca, com 76% do território em seca moderada, 13% em seca fraca e 11% em seca severa.

Este é o tema para ampliar no Edição da Noite onde o ex-ministro da agricultura, o agora deputado socialista António Serrano critica a atitude de “esperar que chova” da actual titular da pasta a quem acusa de ter reagido tarde para minorar os efeitos da seca.

Nesta emissão ainda um olhar para o dia depois em Atenas e para o Dia Mundial da Rádio.