Tempo
|

Edição da Noite

Braço-de-ferro na educação

27 jan, 2011

Amanhã, sexta-feira, será um novo dia na polémica que opõe o Ministério da Educação às escolas privadas por causa do financiamento.

Será a terceira jornada em que colégios voltarão a ficar encerrados por iniciativa de pais e encarregados de educação.

Em mais um desenvolvimento, a ministra Isabel Alçada veio hoje dizer que já se deveria ter reduzido há mais tempo o volume de financiamento a estas escolas, mas nesta Edição da Noite vamos ter a resposta da Associação de Ensino Particular e Cooperativo e um apelo de D. Jorge Ortiga, presidente da CEP, ao diálogo entre todas as partes.

Na política, o presidente do Conselho do CDS-PP, Antonio Pires de Lima, diz ter uma visão diferente da do líder do Partido sobre o momento político.

Em causa a sugestão de coligação pré-eleitoral com o PSD desaconselhando acções que potenciem uma crise política. Sobre a eventual coligação, o líder do PSD diz não uma pensamento definido, mas considera um erro que a oposição vá dando sinais de impaciência.

E outro dos temas a desenvolver neste Edição da Noite tem a ver com o inquérito às causas da crise de 2008.

A crise financeira de 2008 era "evitável" e pode repetir-se, de acordo com a comissão de inquérito oficial nos Estados Unidos. As conclusões do relatório final, de 633 páginas, da Comissão de Inquérito à Crise Financeira, a primeira integrando republicanos e democratas, sobre as causas da crise de 2008, foram hoje apresentadas em Washington.

As conclusões contrariam a tese sustentada por inúmeros supervisores do sector financeiro e banqueiros, de que ninguém poderia ter antecipado os acontecimentos de 2008.

Como é habitual às quintas-feiras, Graça Franco, Henrique Monteiro e Pedro Guerreiro passam em revista os temas da actualidade nacional e internacional em mais uma edição de “Conselho de Directores”.