Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Cavaco quer ser eleito "rapidamente"

08 jan, 2011

O candidato presidencial Cavaco Silva pediu esta noite, e pela primeira vez, nesta corrida à reeleição, uma vitória à primeira volta, sublinhando que “tudo tem que ficar resolvido no próximo dia 23”.

Em resposta implícita àqueles que o acusaram de ter sido pouco interventivo enquanto Presidente da República, Cavaco Silva prometeu ser mais activo, porque “a situação crítica que a Portugal vive hoje é diferente do passado”, é “é mais difícil” e “muito mais exigente.

Nesta “Edição da Noite” vamos ouvir o candidato Cavaco Silva, em Évora, onde não comentou o caso BPN, que tem marcado a pré-campanha.

Quanto ao banco, a actual administração reconhece a aquisição de acções da SLN, já depois do Estado ter colocado dinheiro dos contribuintes portugueses no BPN, mas justifica a operação com um compromisso jurídico assumido, anteriormente pela administração de José Oliveira e Costa.

Na ordem do dia está também a declaração de inconstitucionalidade do exame de acesso à Ordem dos Advogados, defendido por António Marinho Pinto, o bastonário da Ordem.

Na actualidade internacional, o presidente da França, Nicolas Sarkozy denuncia um plano perverso de “depuração religiosa” no Médio Oriente que não pode ser tolerado.

O Presidente francês aludia na sua mensagem de Ano Novo dirigida aos líderes religiosos franceses à violência recente contra comunidades cristãs no Iraque e no Egipto.

Também nesta Edição, o referendo sobre a independência do Sudão do sul, a começar no domingo e a prolongar-se até 15 de Janeiro, poderá levar ao nascimento do país número 54 em África.

Como sempre às sextas-feiras, a actualidade cultural vai estar em destaque no “Ensaio Geral”.