Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Não há nenhum problema na banca, diz Passos

04 fev, 2012

O primeiro-ministro, Passos Coelho, afirmou, esta noite, que os bancos portugueses estão "em melhores circunstâncias do que a generalidade dos bancos europeus" e que não há "nenhum problema" com o sistema financeiro português.

À saída da cerimónia de aniversário da Associação Industrial Portuguesa, AIP, o primeiro-ministro foi confrontado com os prejuízos históricos e em valores recorde, apresentados pelos bancos portugueses dizendo que as necessidades de recapitalização dos bancos portugueses são inferiores às de muitos outros bancos em países europeus".

Passos Coelho sustentou que "os bancos portugueses apresentaram resultados negativos em consequência da transferência dos fundos de pensões da banca para o Estado português e da situação económica que penaliza também, ao contrário do que muitas vezes se pensa, os próprios bancos".

Questionado sobre a sucessão de artigos de opinião que, na imprensa internacional, aludiram esta semana, à eventualidade de Portugal precisar de um segundo resgate, o líder de Governo disse que fará "tudo para que isso não aconteça".

A situação nos bancos portugueses é tema para ampliar a seguir no Edição da Noite onde vamos olhar ainda para a situação na Cerâmica de Valadares e para o universo da cultura e espectáculos com mais um Ensaio Geral, hoje com nomes como Eunice Munoz, Guilherme de Oliveira Martins, João Bouças da Costa e Mísia.