Emissão Renascença | Ouvir Online

Crise na construção

25 jan, 2012

A grave crise que assola o sector da construção civil, a revisão revisão curricular na Educação e o discurso de Barack Obama sobre o Estado da União são temas em destaque nesta "Edição da Noite".

A Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas pediu formalmente ao Governo que declare esta actividade como “sector em reestruturação e que preveja, expressamente, a possibilidade das empresas de construção poderem ultrapassar as quotas legais para acesso ao subsídio de desemprego”.

Em comunicado, a Federação da Construção refere que “numa altura em que se acumulam perdas consecutivas, seja na produção, seja no número de empresas e postos de trabalho, esta é a única forma de assegurar a sobrevivência das poucas unidades que, a muito custo, ainda se conseguem manter no mercado, e de evitar a agudização dos problemas sociais decorrentes de um fenómeno de desemprego em massa”.

Na última década, a actividade no sector da construção caiu 41%, tendo a subida do desemprego no sector sido para mais do dobro só nos últimos quatro anos e o aumento do número de insolvências sido superior a 36,8% entre 2010 e 2011.

Este é o tema para o destaque da “Edição da Noite”, dominado também pelo sector da Educação e pelo discurso de Barack Obama sobre o Estado da União.