Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Combustíveis e Falar Claro

10 jan, 2012

O preço do barril de petróleo encerrou com uma leve queda a sua jornada nesta segunda-feira em Nova York, num mercado que se manteve particularmente indeciso ao observar o programa nuclear iraniano e a crise da dívida soberana na Europa.

O barril do "light sweet crude" para entrega em Fevereiro caiu 25 cêntimos, passando a 101,31 dólares no Nymex, depois de uma abertura com alta de 10 cêntimos.

O preço do petróleo retraiu-se depois do encerramento das Bolsas europeias, pressionado pela preocupação sobre a situação da zona do euro, com uma greve na Nigéria que paralisa as refinarias e as tensões com o programa nuclear do Irão.

Já o barril do petróleo Brent, do mar do Norte, a referência para as importações portuguesas, e para entrega em Fevereiro estava em 112,31 dólares no Intercontinental Exchange de Londres, o ICE, 75 cêntimos a menos que no encerramento dos mercados de sexta-feira passada.

Como se irá comportar a evolução do preço do barril nos próximos meses nos mercados internacionais? Esta é uma das perguntas que domina o discurso dos analistas apesar de subsistirem vários elementos de ponderação muitos dos quais que entram em choque entre si e anulam-se. Por exemplo, é clara a contribuição do Irão num dia em que a Agência Internacional de Energia Atómica da ONU anunciou que Teerão iniciou a produção de urânio enriquecido a 20% na unidade da cidade de Fordo.

Por outro lado, os investidores reagiram com prudência ao encontro de hoje entre o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel por causa das medidas de austeridade prometidas pela União Europeia. Depois do encontro, Sarkozy e Merkel disseram desejar que o projecto de reforma dos tratados europeus para reforçar a disciplina orçamentária seja assinado antes do dia 1º de Março.

Por cá a semana iniciou-se com novos máximos históricos: a rede Galp apresentou como valores de referência para a sua rede 1,63 euros por litro para a gasolina e 1,48 para o gasóleo.

A alta do petróleo será tema para o Destaque do Edição da Noite onde se assinalará o regresso do debate político com Vera Jardim e Nuno Morais Sarmento.