Emissão Renascença | Ouvir Online

Novos contratos de investimento recebem luz verde

05 jan, 2012

O Governo aprovou novos contratos de investimento e decidiu adiar para a próxima semana uma decisão definitiva sobre as alterações ao subsídio de desemprego, aguardando "por mais uma ronda negocial" com os parceiros sociais.

O Governo optou, assim, por aguardar mais uma ronda negocial na concertação social ao considerar que "não deve ficar fechado antes da próxima reunião, porque é importante conseguir o máximo de consenso" nesta matéria.

Marques Guedes, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, sublinhou que o Executivo espera que o encontro da próxima quarta-feira "tenha bons resultados" e garantiu que "há indícios nesse sentido".

Assim sendo, a reunião foi dominada pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros que anunciou a aprovação de oito novos contratos de investimento no valor de 221 milhões de euros que permitirão criar 280 postos de trabalho.

Paulo Portas fez este anúncio na qualidade de ministro com a tutela da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a AICEP, na conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros.

O ministro dos Negócios Estrangeiros adiantou que os contratos de investimento hoje aprovados implicam a concessão de benefícios fiscais no valor máximo de cerca de 12 milhões de euros e são relativos a projectos de investimento que estavam pendentes, não tendo sido decididos pelo actual Governo.

Este é um dos temas em desenvolvimento na “Edição da Noite”, que tem ainda o especial “Conselho de Directores”, um espaço de análise da actualidade com Henrique Monteiro, director editorial do grupo Impresa, Pedro Santos Guerreiro, director do Jornal de Negócios e Raquel Abecasis, sub-directora de informação da Renascença.