Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo dá crédito às PME

04 jan, 2012

A nova linha PME Crescimento conta com 1.500 milhões de euros e irá estar disponível, a partir da segunda-feira, dia 16 de Janeiro, nos balcões dos bancos portugueses.

Dos números que foram revelados em conferência de imprensa pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, 250 milhões de euros irão para micro e pequenas empresas, que nas palavras do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, “ficarão com condições de mercado melhores do que as existentes”

Outros 1.250 milhões de euros fazem parte de uma linha geral de crédito, dos quais 500 milhões de euros estarão destinados apenas a empresas exportadoras.

A nova linha de crédito pretende rever as anteriores condições associadas à linha PME Investe VI, com uma taxa de execução de apenas 51,4% em 30 de Dezembro passado, e que vai deixar de estar activa.

Mas como foi acolhida pelas empresas esta iniciativa do governo? É uma das questões a desenvolver no Destaque da “Edição da Noite”.
 
Nos Estados Unidos, na última madrugada, o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, ganhou os "caucus" as assembleias populares, do estado do Iowa, com apenas mais oito votos do que o principal adversário, o ex-senador Rick Santorum, no arranque das primárias que conduzirão às presidenciais americanas. 

Os dois pré-candidatos republicanos protagonizaram um empate técnico, com 25% dos votos cada, e uma vitória de Romney com 30.015 votos, à frente dos 30.007 de Santorum. 

Este é o resultado mais curto da história já centenária destes "caucus", o que evidencia as divisões entre os eleitores republicanos sobre quem deve enfrentar Barack Obama, nas eleições de Novembro.

A próxima votação está agendada para terça-feira, dia 10 de Janeiro no estado de New Hampshire.

A corrida presidencial para as eleições de 6 de Novembro nos Estados Unidos é o tema em destaque na “Edição Internacional”, com Filipe Vieira, em Washington, Bernardo Pires de Lima e Francisco Sarsfield Cabral.