Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Reforma curricular na Educação

13 dez, 2011

A reforma curricular na Educação, que será introduzida no próximo ano lectivo, está até 31 de Janeiro aberta a discussão pública.

A proposta do ministro Nuno Crato contempla um reforço dos tempos lectivos de disciplinas como ciências, físico-química, história ou geografia.

Na proposta que foi apresentada aos directores, associações de professores e sociedades científicas prevê-se ainda a possibilidade de criar uma nova disciplina de programação informática no secundário.

O secretário de Estado da Educação indicou que, sendo esta uma proposta para discussão pública, ainda não é possível "quantificar ao pormenor quantos professores a menos serão precisos nas escolas”.

Nesta Edição da Noite, vamos ouvir os sindicatos: a FNE pede ao Governo abertura para negociar e a FENPROF diz que esta reforma irá traduzir-se em mais desemprego para os professores. São duas das reacções de agentes do ensino para ouvir no com as associações de pais a aludirem a uma importante mudança de paradigma no ensino em Portugal.

Neste Edição da Noite espaço ainda para a análise política com José Vera Jardim, em mais um Falar Claro, habitual às segundas-feiras.