Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo apresenta Orçamento de combate ao défice

18 out, 2011

O Governo vai tomar todas as medidas adicionais que forem necessárias para cumprir as metas do défice e da dívida acordadas com as instituições internacionais com quem acordou a ajuda externa.

A mensagem foi deixada ao princípio da noite pelo ministro das Finanças. Vítor Gaspar sublinha que, "entre os aspectos fundamentais do programa de ajuda, estão os limites do défice e da dívida.”

O ministro afirmou que estes limites são compromissos prioritários do governo, que está comprometidas desde o primeiro momento a tomar as medidas adicionais que forem necessárias para cumprir o acordado.

Vitor Gaspar, na conferência de imprensa de apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2012, afirmou que o país vive uma "situação de crise e emergência nacional, que ocorre no quadro de uma crise na área do euro".

Ainda assim, o ministro afirmou acreditar que existem razões para um "optimismo moderado", repetindo que, de acordo com as previsões do Governo, em 2013 a economia portuguesa vai registar um crescimento, ainda que "moderado".

A apresentação do Orçamento de Estado, as reacções políticas e sectoriais e as análises irão marcar esta “Edição da Noite” que terá o espaço de debate político “Falar Claro”, com José Vera Jardim e Nuno Morais Sarmento, com moderação da jornalista Lídia Magno.