Emissão Renascença | Ouvir Online

Passos apela a aprovação do fundo de resgate

04 out, 2011

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho apela a aprovação rápida de fundo de resgate para evitar contágio da crise grega.

No final de uma audiência com o seu homólogo sérvio, o primeiro-ministro reconheceu que as notícias sobre possíveis incumprimentos de um país do euro são negativas para o euro e para a União Europeia, que acabam por ter reflexo nos países como em Portugal.

As declarações de Passos Coelho surgem no dia em que a Grécia assumiu que não irá cumprir as metas orçamentais este ano, elevando os receios de que o país irá entrar em incumprimento.

Na reunião do Eurogrupo desta segunda-feira não deverá ser tomada nenhuma decisão sobre o desbloqueio da próxima tranche da ajuda Internacional a Atenas.

Enquanto isso, a crise grega continua a pressionar negativamente o sector financeiro, que voltou a liderar as quedas nas bolsas europeias.

Este é o tema para esta edição da noite onde vamos também pormenorizar a decisão do Governo em reforçar até 15 deste mês o dispositivo de combate aos incêndios.

Na campanha das regionais de 9 de Outubro, Alberto João Jardim criticou hoje Paulo Portas. O líder do CDS comparou a gestão madeirense à governação socialista de José Sócrates. Jardim não gostou e apelidou portas de “péssimo moço de recados”.

Segunda-feira é dia de “Falar Claro”, espaço de debate e análise da actualidade politica com José Vera Jardim e Nuno Morais Sarmento.