Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Governo promete “choque reformista” na administração local

09 set, 2011

O Governo admite que as eleições autárquicas de 2012 decorram num novo quadro resultante de uma reforma histórica da administração local.

Uma reforma descrita já pela expressão “choque reformista” e que deverá estar concluído até ao final do ano que vem.

Uma decisão do Governo ao lado da formalização do fim anunciado dos governos civis, novidades saída da reunião do Conselho de Ministros.

O ministro Miguel Relvas adiantou que entre as medidas hoje aprovadas se encontram a redução substancial do número de freguesias, a revisão da lei das finanças locais, a avaliação das competências dos municípios e a reforma da lei eleitoral autárquica.

O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares quer que esta “profunda reforma da organização do território” seja concluída durante 2012.

Ao ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, coube anunciar que o Governo acabou hoje, na prática, com os governos civis.

Choque reformista na administração local e fim dos governos civis tópicos para ampliar neste Edição da Noite em que regressa o espaço de debate e análise da actualidade Conselho de Directores, com Pedro Santos Guerreiro, director do Jornal de Negócios; João Vieira Pereira, director-adjunto do Expresso; e Raquel Abecasis sub-directora de Informação da Renascença.