Tempo
|

Edição da Noite

Conceito self-service

28 mai, 2015

A Edição da Noite pode ser ouvida todas os dias úteis entre as 23h00 e as 24h00 na Renascença.

Há quase 100 anos começava uma revolução na forma como se fazem compras: o conceito de “self-service” — sirva-se você mesmo — era inaugurado numa pequena loja de Memphis, nos Estados Unidos. Até então o cliente limitava-se a fazer o pedido e a pagar, deixando o trabalho para os lojistas… Com a generalização do “self-service”, o consumidor dos nossos dias retira os produtos das prateleiras, leva-os à caixa para pagar e nalguns hipermercados já é o responsável pelo registo, empacotamento e pagamento das suas compras. Da bomba de gasolina à banca, da lavandaria às compras no supermercado, o consumidor tornou-se numa espécie de “faz-tudo”.

Será a edição com mais participantes de sempre. A Feira do Livro de Lisboa abre esta quinta-feira às 16h00. Até 14 de Junho, no Parque Eduardo VII, 271 pavilhões fazem esta imensa livraria a céu aberto. Na edição 85, a organização espera receber 600 mil visitantes.

Vivem no coração do conflito na Síria, num mosteiro a cerca de 90 quilómetros de Damasco, e estiveram em Portugal para assistir às cerimónias do 13 de Maio no Santuário de Fátima. Em entrevista à Renascença, a Madre Superiora destas religiosas católicas de rito oriental conta como é ser cristão na Síria. A irmã conta ainda a história de três cristãos que morreram às mãos do Estado Islâmico, revelando que deu as balas que os mataram a D. Manuel Clemente, para ficarem no Santuário de Fátima.

Às quartas-feiras na Edição da Noite pode ouvir-se o debate de actualidade religiosa.