Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Moody's baixa "rating" da banca portuguesa

16 jul, 2011

A agência de notação Moody’s atacou de novo a economia portuguesa e colocou no “lixo” o “rating” de cinco bancos nacionais.

Moody

Na avaliação da agência de notação escapam o BPI e o Santander Totta, apesar de também terem sofridos cortes na sua classificação.

O corte no “rating” da banca portuguesa surgiu no dia em que a Autoridade Bancária Europeia revelou os resultados dos testes de resistência.

Os cinco bancos portugueses avaliados conseguiram superar o teste e o governador do Banco de Portugal diz que a banca nacional está em condições de enfrentar cenários adversos.

Por sua vez, a Autoridade Bancária Europeia defendeu que os testes de resistência que fez aos bancos europeus são "rigorosos".

Durante uma conferência de imprensa em Londres para a apresentação dos resultados dos testes, em que oito bancos europeus chumbaram, o presidente da Autoridade afirmou que se as condições ligadas à crise da dívida soberana "se alterassem" nas últimas semanas, os testes continuariam "rigorosos e coerentes".

Por causa da crise das dívidas soberanas, o presidente do Conselho Europeu decidiu convocar para quinta-feira uma cimeira extraordinária da Zona Euro.

No encontro que chegou a estar anunciado para hoje procura-se um acordo sobre o envolvimento do sector privado no segundo pacote de ajuda à Grécia.

O objectivo é tentar travar o contagio da crise da divida soberana grega às grandes economias da área do Euro.

Este é o tema para ampliar no destaque da Edição da Noite, onde vamos conferir a opinião dos trabalhadores da Autoeuropa sobre o sucesso da empresa e ouvir um novo alerta da Igreja Portuguesa face ao eventual aumento dos casos de pobreza.

Sexta-feira é dia de “Ensaio Geral”, magazine com a actualidade cultura da responsabilidade da Jornalista Maria João Costa.