Tempo
|

Edição da Noite

Plano grego faz Europa suspirar de alívio

30 jun, 2011

Os presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Conselho da União Europeia, Herman Van Rompuy, saudaram a aprovação pelo parlamento de Atenas do novo plano de austeridade para a Grécia.

Numa declaração conjunta divulgada em Bruxelas pouco depois do voto do parlamento grego, Durão Barroso e Van Rompuy afirmam que a Grécia deu um "fundamental passo atrás" face ao cenário de falência do país que se formava no horizonte.

Barroso e Van Rompuy lembram, contudo, que esta quinta-feira terá ainda lugar outra importante votação, quando os deputados validarem a aplicação de medidas concretas do programa que abrirá o caminho para a transferência para os cofres de Atenas,  da próxima tranche de assistência financeira.

Durão Barroso e Van Rompuy dizem que esse segundo voto positivo também permitirá que a UE avance para um segundo pacote de ajuda financeira.

Recorde-se que o parlamento grego aprovou hoje – com 154 votos a favor e 138 contra - o novo plano de austeridade apresentado pelo Governo socialista, necessário para que Atenas possa continuar a receber ajuda internacional e evitar a bancarrota.

Este é um dos temas para ampliar nesta "Edição da Noite", onde olharemos ainda para os 60 anos da ordenação sacerdotal de Bento XVI e debateremos a ofensiva económica e política chinesa na Europa e os 100 dias de intervenção aliada na Líbia.

Será na "Edição Internacional", com Ana Santos Pinto e Bernardo Pires de Lima, mais à frente nesta emissão que encerrará com Pedro Roriz e notícias da indústria automóvel.