Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Assis e Seguro concorrem à liderança do PS

09 jun, 2011 • José Bastos

Francisco Assis anunciou às 19 horas desta quarta-feira que será candidato a secretário-geral dos socialistas, enfrentando no caminho, pelo menos, António José Seguro.

Na sede nacional do PS, Assis disse tratar-se de uma candidatura em simultâneo de continuidade e de mudança. Na conferência de imprensa, o até aqui líder parlamentar dos socialistas prometeu que, se for o número um do PS, comandará uma "oposição responsável, que honra os seus compromissos". Assis identificou ainda como prioridade, promover de novo a abertura do PS à sociedade.
 
Já António José Seguro, em aparente jogada de antecipação, tinha anunciado a sua candidatura à liderança do Partido Socialista, uma hora antes de Assis, na sua página do Facebook. As razões da sua candidatura serão apresentadas amanhã, quinta-feira, às 13 horas na sede nacional no Largo do Rato, em Lisboa.

A corrida à liderança do PS é tema para ampliar no Destaque do Edição da Noite. As eleições directas do PS para a escolha do sucessor de José Sócrates na liderança deste partido estão marcadas para os dias 22 e 23 de Julho e o congresso extraordinário para os dias 9, 10 e 11 de Setembro.
 
Nesta Edição ainda a situação na Grécia, com as estruturas sindicais a fazer uma avaliação negativa da aplicação da ajuda externa.
 
A jornalista Ana Carrilho assina esse trabalho e Marina Pimentel olha para o OpenLeaks um site que se assume como concorrente directo do Wikileaks a propósito do lançamento de um livro de Daniel Berg, ex-número dois de Julian Assange e, agora, em rota de colisão com o polémico fundador do Wikileaks.
 
Mais à frente, a visita de Angela Merkel, a Washington, o encontro com Barack Obama e também a gestão europeia da crise alimentar provocada pela bactéria E.Coli – Será no Edição Internacional com Filipe Vieira, Daniel Rosário e Bernardo Pires de Lima.