Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

O memorando e a Taxa Social Única

02 jun, 2011

O memorando de entendimento divulgado ao fim do dia no site do Fundo Monetário Internacional indica que o Governo se compromete com uma "redução substancial" da taxa social única que terá de ser definida até final de Julho, admitindo mexer também "na estrutura e nas taxas do IVA".

Na primeira versão deste documento, o governo também se comprometia com a redução, mas tinha o final de Outubro como prazo limite.

Segundo o documento as medidas necessárias poderão contemplar mudanças na "estrutura e nas taxas do IVA", "cortes adicionais na despesa" e "aumento de outros impostos que não tenho um efeito adverso na competitividade".

A estes novos dados já reagiu o líder do PSD com um pedido de rápidos esclarecimentos sobre o que se passa com o entendimento com a troika.

Este é mais um tema para alimentar o 11º dia de campanha de que daremos conta, daqui a pouco, no Destaque do Edição da Noite.

Neste emissão ainda o essencial da emissão “Director por uma hora”, todos os dias entre as 7 e as 8 da noite, um espaço que várias personalidades projectam um olhar diferente sobre a campanha eleitoral.

Nesta quarta-feira, João Amaral, Director do Grupo Editorial Leya, olha para a aplicação do memorando de entendimento com a troika, a eventual renegociação da dívida, a fome em Portugal e ainda o impacto nas democracias de movimentos populares como o da Puerta del Sol, de Madrid, ou das revoluções em curso no norte de África.