Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

UE dá luz verde a Portugal

17 mai, 2011

Os ministros europeus das Finanças aprovaram, ao início da noite, por unanimidade, o programa de assistência financeira a Portugal de 78 mil milhões de euros. O programa negociado com Lisboa foi considerado "ambicioso".

Numa declaração divulgada em Bruxelas, na sequência de uma reunião dos 17 países do Eurogrupo onde foi dada luz verde ao programa de ajuda a Portugal, os ministros europeus das Finanças consideram ainda que o programa "salvaguarda os grupos mais vulneráveis na sociedade" portuguesa.

O documento refere que o empréstimo a Portugal também salvaguardará a estabilidade financeira da Zona Euro e da UE no seu conjunto.

Os ministros saúdam ainda o apoio dado pelos partidos da oposição ao programa de ajustamento anunciado pelo Governo português a 5 de Maio, e apelam no sentido de que "todos os partidos políticos a garantir uma implementação rigorosa e imediata do programa".

Os ministros das Finanças recordam na declaração de hoje que o programa assenta em três grandes pilares, designadamente um ajustamento orçamental ambicioso para restaurar a sustentabilidade orçamental, um crescimento e competitividade para reforçar as reformas com a remoção de rigidezes nos mercados dos produtos e do trabalho, e, por fim, medidas para manter a liquidez e a solvência do sector financeiro.

Esta reunião é tema para ampliar no Destaque do Edição da Noite onde pode ainda conhecer o montante da primeira tranche e a taxa de juro média a ser aplicada a este empréstimo europeu a Portugal.

Nesta edição a não perder ainda o habitual espaço de debate político Falar Claro com José Vera Jardim e Nuno Morais Sarmento.